Organização em espaços pequenos

Na teoria pouca coisa muda. Quando o ano vira começamos uma nova folha do calendário e é só mais um mês como tantos outros. Mas na prática a gente sempre encara janeiro com um pique revigorado e muita disposição para resolver tudo aquilo que estava sendo adiado, inclusive as tarefas não tão legais, porém necessárias. Uma delas é organizar a casa. Muitas pessoas têm estratégias próprias para arrumar papéis, roupas e itens de cozinha, mas é sempre bom conferir dicas extras sobre o assunto, não? Aliás, uma casa bagunçada atrasa a vida, então mãos à obra. 
Cozinha 
A falta de espaço é uma das maiores inimigas da organização, mas é justamente nos apês pequenos que cada centímetro deve ser aproveitado — quase como um jogo de Tetris da vida real. O segredo para as coisas funcionarem melhor na cozinha é manter os utensílios e alimentos mais usados sempre ao alcance dos olhos e em pontos de fácil acesso, evitando acumular pilhas pesadas de pratos ou perder os saquinhos de tempero pelo armário, por exemplo.
Panelas e afins: se você não tem gavetões profundos para guardar panelas e também não consegue acomodar todas no armário, que tal instalar suportes de inox na parede e mantê-las sempre à mostra? O detalhe acaba virando parte da decoração.  
Pratos e copos: como essas peças não são muito altas, compensa mais ter prateleiras próximas entre si do que deixar aquele espaço sobrando na parte superior. Assim você evita o acúmulo e tira proveito máximo do armário. 
Alimentos: grãos, farinhas e achocolatados ficam mais fáceis de manusear se forem retirados do saquinho e colocados em potes com tampa, que podem ser empilhados. Prefira os transparentes para que possa ver o conteúdo e cole etiquetas se necessário. Para os temperos use aqueles potinhos de vidro — eles ficam bonitos até fora do armário.
Lembretes: Na correria é fácil esquecer compromissos ou mesmo a lista do mercado, então deixe um bloquinho de recados sempre a postos ou use uma solução mais charmosa, como a lousa de geladeira criada pelas blogueiras do A Beautiful Mess. Veja o passo a passo.
Quarto e closet
Muita roupa para pouco armário? Quase toda mulher lida com esse mesmo problema e, por mais que seja um pouquinho doloroso, a melhor saída é sempre se desfazer de algumas peças. Já que você está com aquela energia de ano novo, reserve um dia para tirar absolutamente tudo do guarda-roupa. Separe as peças por tipo e depois confira uma a uma — o que você não usa há quase dois anos já pode ser doado, concorda? Então pratique o desapego e conquiste um espacinho para o que pretende comprar ao longo dos meses de 2015. 
Roupas: essa dica não é lá uma novidade, mas ainda vale. Agora no verão deixe os itens mais leves (vestidos, saias e blusinhas), em pontos estratégicos, como na parte da frente das gavetas ou no cabideiro. Quando o outono chegar, reorganize tudo para trazer suéteres, moletons e calças para a frente do armário.
Roupa de cama: se você não tem um roupeiro no corredor e o guarda-roupa é pequeno demais para acomodar também toalhas, lençóis e edredons, prefira comprar aquelas camas box com baú embutido. A parte inferior pode ser usada para armazenar as colchas e edredons maiores, que devem ser lavados e embalados em sacos de tecido para respirarem. 
Pequenices: quanto mais divisórias, melhor. Organizadores de acrílico ou tecido ajudam a manter a arrumação das gavetas, separando bijuterias, calcinhas e meias. Caixas transparentes podem guardar os itens menos usados e os calçados. Para os sapatos de salto, instale suportes na parede e deixe-os à mostra na vertical — é uma solução criativa e prática.
Home office
Quando estamos diante de uma mesa bagunçada, a impressão é que o trabalho não rende. Papéis importantes podem se perder e causar problemas nada agradáveis, como uma conta de luz esquecida. Estenda a faxina ao escritório e tente se comprometer a mantê-lo sempre em ordem (ou o mais perto disso possível). Etiquetas, caixas de arquivos, pastas e divisores são ótimos aliados para essa missão.
Documentos e contas: separe os papéis de acordo com o tipo e a data. Cada ano deve ter uma pasta ou caixa diferente, subdividida por exemplo entre comprovantes do banco, contas pagas de água, luz e por aí vai. Os documentos mais recentes devem ficar à vista, mas reunidos em um suporte de papel ou algo do tipo.
Livros: quem precisa consultar livros e revistas com freqüência deve evitar fazer pilhas altas e pesadas. Procure dividi-los de uma maneira que funcione pra você, seja por assunto, tamanho ou até cor — o resultado dessa última costuma ser interessante.
Acessórios: objetos pequenos, como grampeadores, tesouras e canetas, devem estar sempre à mão, por isso tente reuni-los em uma gaveta com divisórias de madeira. Quem preferir deixar tudo ao alcance dos olhos pode recorrer às placas de Eucatex (que são aquelas chapas perfuradas perfeitas para acomodar coisas). Já falei sobre o assunto nesse post, mas quem quiser saber mais basta jogar a palavrinha “pegboard” no Pinterest para um novo mundo de possibilidades se abrir.
Fotos via 1. Kika Reichert | 2 e 4. Casa dos Outros | 3. A Beautiful Mess | 5. Femina | 6. Remodelista | 7. Angel in the North

Comentários

  1. Olá, tudo bem? Você teria algum e-mail de contato para o blog?
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa