Quarto montessoriano: veja como educar os pequenos a partir da decoração

Você sabia que é possível educar os filhos a partir da decoração do quartinho deles? Achei super interessante essa reportagem do GNT e resolvi compartilhar:

"É o que propõe o método Montessori, criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, que privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado. Para ela, o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.

620 quarto montessoriano (Foto: Apartment Therapy)Foto: Reprodução/Apartment Therapy

"Um dos princípios é que a decoração inclua recursos para tornar a criança independente, autônoma e de maneira que ela possa interagir com todos os objetos que têm no quarto; que estes não sejam apenas para enfeitar", explica a psicopedagoga e consultora da Reis Ludos, Sirlândia Oliveira.



Segundo a especialista, o quarto não deve só ser bonito, mas um ambiente em que a criança possa ficar sozinha sem se machucar, por exemplo. Que consiga acessar aquilo que é dela sem perigo e sem depender de outra pessoa para isso é fundamental. Por isso é importante que no quartinho tenha apenas aquilo que é dela, feito para ela, pensado para ela.



"Um espaço em que a criança circule livremente, sem esbarrar nas coisas, sem precisar subir em coisas; criança adora colocar coisas na boca, então, o método montessoriano nos leva a pensar o que poderia ter dentro do quarto que, afinal, ela possa morder sem problema. Um lugar para ela explorar, sentir que é dela", diz Sirlândia.



A psicopedagoga aposta que o método pode ser usado até os cinco anos de idade, mas diz que depende muito de criança e que o método, a cada fase, deve ser adaptado conforme o desenvolvimento dos pequenos. "Se é um bebê, pensar no piso, no rodapé (que pode trazer detalhes para os bebês observarem, como cores); para a criança de dois ou três anos, já privilegia outras coisas, porque ele já anda, já fala. A ideia é adaptar à faixa etária", explica.



"Colocar objetos como bolinhas, quadradinhos e triângulos para que a criança possa tocar e sentir a diferença nos formatos; com isso, naturalmente ela se desenvolve, já desperta nela vários estímulos", exemplifica a especialista. "Ela vai aprender cores na escola, mas se estiver imersa em um espaço que foi preparado para estimulá-la, será muito mais simples para ela o aprendizado", conta.



A ideia é proporcionar para a criança esse ambiente no qual ela vai naturalmente se apropriar e interagir; mesmo sem o contato social, ela vai se desenvolver e sem pressão.Aqui vão alguns passos pra montar um quarto montessoriano:

Espelho para os pequenos


A ideia aqui é que a criança possa se conhecer melhor. E você deve fixá-lo bem à parede e na altura do pequeno. Quando o bebê ainda não sabe andar o espelho deve ficar na horizontal e depois pode ser colocado na vertical.


Quarto Montessoriano (Foto: Divulgao)Foto: Reprodução/apartmenttherapy.com
Tudo ao alcance


É importante que tudo o que tem no quarto sejam coisas que o pequeno possa acessar. Porque a ideia é que ele possa acessá-las sozinho e que os pais não se preocupem com isso. "A criança deve ter acesso livre a tudo e inclusive ela deve organizá-lo da maneira que mais gostar. A criança deve saber onde encontrar seus brinquedos e alcançá-los com facilidade", explica a arquiteta Roberta Ruschel, de Piracicaba.


Quarto Montessoriano (Foto: Divulgao)Foto: Reprodução/elternvommars.com
Acessibilidade


A cama deve ser baixinha, de maneira que ele possa subir e descer sozinho e sem perigo. Assim, a criança terá a liberdade de deitar ou se levantar.


Quarto Montessoriano (Foto: Divulgao)Foto: Reprodução/hellobee.com
Decoração mimalista


"Um espaço em que a criança circule livremente, sem esbarrar nas coisas, sem precisar subir em coisas", explica Sirlândia.


Quarto Montessoriano (Foto: Divulgao)Foto: Reprodução/themontessorichildathome.blogspot.com
Quadro interativo


Que tal optar por quadrinhos interativos, de maneira que o filhote possa alcançá-lo e mexer nele o quanto quiser? "Que esse quadro possa interagir com a criança não só visualmente, mas que ela possa sentir, tocar", ensina a psicopedagoga."


Quarto Montessoriano (Foto: Divulgao)Foto: Reprodução
Legal né? Que tal reproduzir algumas das ideias em casa? Inspire-se!

*** GNT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa